A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Conheça os efeitos do corpo hidratado, da desidratação e a crise hídrica.
Água

Desde criança, aprendemos que a água é fundamental para a vida na Terra. Encontrada em cerca de 70% da superfície do planeta, ela é responsável pelo surgimento e manutenção da vida e está presente na composição de todos os seres vivos. Não bastasse isso tudo, a água é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, já que participa de todos os processos corporais “desde a regularização dos fluidos corporais, o controle prescrito, a termorregulação, os sistemas endócrinos e hormonais, a filtração e eliminação de excessos e resíduos de metabolização do corpo” explica o Dr. Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico. Resumindo, a água é vida em nosso corpo.

O corpo humano possui em torno de 65% de água em sua constituição, sendo que cada parte possui maior ou menor quantidade desse líquido: os músculos têm 75% de água em sua composição, o sangue possui 95%, a gordura registra 14% e os ossos, cerca de 25%. A distribuição da água pelo corpo se dá quando ela é ingerida, uma vez que o líquido é guiado a todas as células para que cada uma delas execute suas funções de forma adequada. “Ao ingerirmos quaisquer bebidas, elas são absorvidas pelo tecido mucoso e pelos intestinos. Utilizamos a água e seus componentes e eliminamos os excessos através do sistema urinário”, conta o Dr. Mauro.

 

A CRISE HÍDRICA

Agora, imagine um cenário em que a água fosse um elemento escasso na Terra. Primeiro, a temperatura do planeta aumentaria, plantações inteiras se perderiam por falta de irrigação, as florestas ficariam secas e sujeitas a queimadas, os animais sofreriam com a desidratação que, em um segundo momento, os levaria à morte. “Precisamos repor de forma equilibrada a água perdida diariamente pelo corpo através da urina, do suor e das fezes. Se a quantidade adequada não é reposta, entramos em um processo de desidratação e intoxicação e prejudicamos a eliminação de certas toxinas e metabólitos filtrados pelos rins”, pontua.

A atual crise hídrica que atingiu a região Sudeste do país, concentrada principalmente em São Paulo, maior cidade do Brasil e da América do Sul e quarta maior do mundo, mostrou que um quadro como esse pode não estar tão distante quanto se imagina. Após três meses de poucas chuvas, o sistema que abastece a região chegou perto de um colapso. Dados da pesquisa anual Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), que mede o índice de satisfação dos moradores, revela que oito em cada dez paulistanos acham que o risco da água secar nas torneiras é grande. Cabe à sociedade como um todo cuidar desse bem precioso, mas manter o corpo hidratado depende de cada um de nós.

Sede

PORQUE SENTIMOS SEDE

Fatores como o excesso de atividades físicas, o consumo de álcool, calor excessivo e doenças que provoquem vômitos e diarreias causam desidratação. Antes de chegar a esse estado, o cérebro envia um aviso ao corpo, um sinal de alerta requisitando água. “Sistemas hormonais neuroendócrinos avisam o sistema nervoso, que responde por meio da secreção do hormônio antidiurético e modifica os sistemas de controle da sede em nosso corpo”, revela o Dr. Mauro. Mas se levarmos em consideração que todo líquido que ingerimos possui água, ela poderia ser substituída por sucos e refrigerantes? “Os sucos entram na conta da hidratação e podem ser contados. Contêm sais minerais e açúcares. Os refrigerantes contêm uma grande e desproporcional quantidade de açúcares e devem ser evitados”, explica.

 

HIDRATAÇÃO CERTEIRA

Estar sempre atento ao próprio corpo é um grande aliado na manutenção do nível de água necessário para o bom funcionamento do organismo, pois assim, é possível identificar de maneira muito fácil os baixos índices de água corporal. A secura na boca e a pouca urina são um sinal. Os olhos fundos, a diminuição da elasticidade da pele, a elevação da temperatura corporal, dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória são sinais que também ajudam avaliar o nível de hidratação do corpo.

Entender a importância da água para a vida é fundamental para respeitar e preservar esse bem precioso. Atitudes simples, como sempre ter uma garrafa de água por perto ou fazer uso dos famosos aplicativos de avisos para ingestão de água, podem ajudar você a manter o corpo hidratado na medida certa. O resultado é quase imediato, uma vez que os processos do corpo passam a ocorrer sem interrupções, causando sensação de bem-estar e apresentando uma pele mais vistosa. Lembre-se de que a boa hidratação é o primeiro passo para uma vida saudável.

Hidratação